Jonal Enoch


Alunos multiplicadores
Nossa escola hoje conta com uma clientela leitora consciente da necessidade de boa leitura, bem como de uma boa escrita. Alguns grupos já se destacam pelo protagonismo juvenil, ou seja; a juventude como destaque, na criação e execução de atividades, projetos ou ações, sob a orientação direta ou indireta de algum adulto que coordene as ações que envolvem os jovens tanto do Ensino Médio quanto do Ensino Fundamental. Para que o protagonismo juvenil aconteça, é necessário que uma “liberdade” na troca de diálogos entre os jovens e a sociedade, exista de fato. Esta, por sua vez, contribui para que a ação promovida pela juventude tenha espaço garantido não somente na escola, na rua, ou no bairro, mas em todos os lugares. A sala de leitura tem sido o espaço mais visitado da escola ultimamente, não apenas pela procura de livros, jornais, revistas e outros tipos de leitura, mas também para produção de textos verbais, visuais e até mesmo teatrais, além da encenação de pequenas peças de teatro e exibição de vídeos. Fazer parte de um grupo é muito importante para o crescimento intelectual de cada um. Ser aluno multiplicador é fazer parte de um processo de crescimento e sabedoria coletiva. Participe forme seu grupo e seja um agente multiplicador de bons hábitos escolares: ser estudioso, assíduo, participativo nas aulas, parceiro do colega nas atividades mais difíceis, ser bom filho, ter respeito para com professores e direção da escola.
Conceição Silva - PCAGP 





Por dentro da sala de aula
Alunos do noturno participam de palestra sobre Química Orgânica (alimentos)
Palestrante Camila (graduanda em Química-FEB)

A palestra foi realizada durante a aula de Física da profª Tânia Varanda e de acordo com a aluna Alexsandra a aula foi muito proveitosa. A palestrante Camila discorreu sobre química orgânica e foi possível enterdermos melhor como são as vitaminas de cada alimento e a cadeia alimentar. Como ponto positivo houve o conhecimento dos alimentos que nos fazem bem e a quantidade necessária para termos uma boa saúde. Talyson Pereira destacou a importância do café da manhã como principal refeição do dia, por passamos um longo período dormindo é a indispensável a primeira refeição do dia. Para Thaimon, aluno da mesma turma, o que chamou a atenção foi ver as diversas experiências sobre as reações químicas entre o iodo e o amido em alguns alimentos. Lauriana, outra colega explica essa experiência: quanto mais azul ficar a mistura significa que existe muito amido na composição. Caso a mistura fique bem clara, menos amido há nela. Ainda para Tiago Rodrigues foi interesante a apresentação da quimica orgânica e de suas funções, afirma que também aprenderam as formulas dos carbonos e a identificar seus nomes.

Depoimento dos alunos 3º E - prof. Tânia (Física)
3 – HQ - Trabalho do aluno Bruno Cermawsky - 3º D durante as aulas de Inglês com a profª Miriam Fávero.



















4- Boletim Esportivo
Destaque no arremesso de peso
Aluno do ENOCH é classificado para a final do estadual
O aluno Gabriel Matheus, 8º E, participou da fase final dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo. Neste último 10 de agosto, a competição foi realizada na cidade de São Paulo nas dependências do Ginásio do Ibirapuera.
Gabriel competiu na modalidade atletismo disputando as provas de arremesso de peso e lançamento da pelota ( PCD – Pessoa Com Deficiência)
Desde o ano passado Gabriel vem se destacando nas competições escolares, principalmente no arremesso de peso. Sua melhor marca é 4,64m, fruto de muita dedicação.
Parabéns a Gabriel e sua professora de Educação Física, Juliana Eloi Pires.


5 – Centenário de Vinícius de Moraes – 1913-2013
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Marcus Vinícius da Cruz de Melo Moraes nasceu em 19 de Outubro de 1913, na cidade do Rio de Janeiro - RJ, e pertenceu à segunda geração do Modernismo no Brasil. Era filho de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, funcionário da prefeitura, poeta, violonista amador, e de Lídia Cruz de Moraes, pianista também amadora. Completaria cem anos em 19/10/2013 mas , morreu no dia 09/07/1998 com 66anos. Foi diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor. Poeta essencialmente lírico, o que lhe rendeu a alcunha “poetinha”, atribuído por Tom Jobim, notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do Uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. Casou-se nove vezes ao longo de sua vida, sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, poetinha teve como principais parceiros : Tom Jobim, Toquinho, João Gilberto, Baden Powell, Chico Buarque e Carlos Lyra.
Colaboradora – Katrini (Grêmio )

6 – Entretenimento - História: Renascimento.
Atividade escolar interativa que tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento educacional de crianças, jovens e adultos.Instruções:
Assinale em cada uma das questões abaixo a única resposta correta.
Para conferir as respostas e a sua nota, basta clicar no botão "Ver Pontuação" que está logo abaixo das perguntas.
1. Qual é o país considerado o berço do Renascimento?
Grécia
Itália
Espanha
2. Quem é considerado o pai do humanismo?
Cervantes
Heródoto
Petrarca
3. Quem escreveu o livro renascentista " A divina Comédia" ? 
Dante
Camões
Miguel Ângelo
4. Quem pintou o teto da Capela Sistina?
Heródoto
Leonardo da Vinci
Miguel Ângelo
5. Uma das causas do renascimento foi:
A instituição da escravatura
Queda do Império Romano
Vinda dos sábios e artistas bizantinos, para o Ocidente, após a queda de Constantinopla ocorrida em 1453
.
Itália. Petrarca . Dante Miguel Ângelo Vinda dos sábios e artistas bizantinos, para o Ocidente, após a queda de Constantinopla ocorrida em 1453


7 - SALA DE AULA
Destaques na leitura

A professora Lucimar inovou suas aulas de história com um concurso de leitura diferente: com pontuação correta. O aluno começa a ler e para nas vírgulas, pontos, e outros sinais que tenham no texto e o outro continua a leitura. Nesta primeira etapa foram destaques os alunos:
Amanda X. Ceribelli, Núbia M. Gomes (8D), Larissa H. de Souza, Adrielle B. da Si8lva (8 E),
Fabiana da Silva Lima, Gabriel de S. Maciel (8F), Izadora P. Machado, Bianca S.B. Leme (6ª), Paulo V.R. Ferreira, Otávio M. Da Costa (6C).


Parabéns aos alunos que receberam os diplomas de Bom leitor e o nosso muito obrigado a professora pelo ótimo trabalho de incentivo á leitura diferenciada em nossa escola. Esperamos que outros alunos também possam fazer parte desse time de grandes leitores!


8– CURIOSIDADES
Você sabia?
As dez maiores Bandas de Rock do Brasil são: Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Titãs, Charlie Brown Jr., Los Hermanos, Engenheiros do Hawaii, Capital Inicial, Raimundos e CPM22.
Colaboração da aluna Katrini (Grêmio)
9 - Profissão e Profissionais
Nutrição esportiva
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Alimentos vegetais.
Nutrição esportiva é a área que aplica a base de conhecimentos em: nutrição, fisiologia e bioquímica no esporte e atividade física. Os principais objetivos da nutrição esportiva são: promover saúde; melhorar o desempenho e otimizar a recuperação pós-exercício.
A nutrição esportiva é uma área acadêmica intimamente relacionada ao curso de Educação Física e ao curso de Nutrição (Lollo et al., 20041 ). A alimentação é responsável por manter nossa produção de energia estável de maneira a possibilitar todas as reações orgânicas em nosso corpo e fazer com que seja possível crescermos. Nosso corpo é estruturado basicamente por água, proteínas, gordura e minerais, e estes componentes precisam ser fornecidos ao organismo pela alimentação.
Desta forma a nutrição esportiva pode auxiliar um programa de exercícios com finalidade específica, seja para melhoria da saúde (por exemplo: emagrecimento), aumento de força ou hipertrofia muscular.
Atualmente a nutrição esportiva é considerada por alguns autores como o segundo fator que mais influência o desempenho de atletas, sendo o primeiro fator o treinamento. Obviamente depende-se da modalidade esportiva em questão, para um maratonista a nutrição esportiva é muito mais importante que para um atleta do tiro com arco. Neste caso, a psicologia esportiva provavelmente será o segundo fator mais importante.
Por apresentarem mais massa muscular, os atletas têm um metabolismo basal de cerca de 5% maior do que os sedentários. Devido ao treinamento, para uma mesma carga, um treinado tem um gasto menor de energia.




10- CEL-Centro de Estudios de Idiomas
EspanholLos estudiantes interesados ​​en tomar el curso en español y / o Inglés ya pueden pre-registrarse ahora para el mes de noviembre. Las clases comenzarán en febrero. El curso de Inglés sólo se ofrece a los estudiantes de secundaria y español para los estudiantes de séptimo grado. No pierdas tiempo, tienen su inscripción.
Inglês
CEL-Center for Language Studies
Students interested in taking the course in Spanish and / or English can now pre-register now for the month of November. The classes will start in February. The English course is only offered to high school students and Spanish for students from 7th grade. Do not waste time, do have their enrollment.
Tradução - CEL- Centro de Estudos de Línguas
Alunos interessados em fazer o curso de Espanhol e/ou Inglês já podem fazer sua pré-inscrição agora no mês de Novembro. O inicio das aulas será em Fevereiro. O curso de Inglês será oferecido somente para alunos do Ensino Médio e Espanhol para alunos a partir do 7º ano. Não perca mais tempo, faça já sua inscrição


11– SARESP
Preparem-se para a realização das provas do SARESP. Deve ser um momento de dedicação e demonstração de todo conhecimento adquirido durante o todo. Aproveitem as aulas, tirem suas dúvidas com os professores, participem das recuperações aos sábados (09 e 26/11) ou até mesmo durante as aulas com seu professor auxiliar.



12 – Mini gincana

Para fechamento do projeto Cultura Corporal foi realizada com sucesso dois dias de gincana (16 e 17/10) sagrando como campeãs as equipes azul no período da tarde e a equipe verde pela manhã. Parabéns a todos os alunos envolvidos e muito obrigado aos professores comprometidos com as equipes, principalmente aos organizadores desse evento.
Equipe gestora


12 – Informativos sobre nossos veículos de comunicação
Mural – Você já pode verificar nosso Mural para acompanhar as novidades que acontecem no interior da sua escola. Faça a diferença VOCÊ também! 
Patrocínios:
CCAA
Esporte Vancin
Shoping Calçados

Papelaria Vancin